PCC

PCC 

O Projeto de Conclusão de Curso (PCC), constituído das disciplinas de Projeto de
Conclusão de Curso 1 (PCC 1) e Projeto de Conclusão de Curso 2 (PCC 2), é definido como
um projeto individual de caráter propositivo em design, a ser realizado pelo acadêmico após a
integralização dos Projetos da matriz curricular, executado sob a orientação de um professor
pertencente ao quadro docente do curso de Design de Produto da UFSC.

Pode acessar todo o regimento  – APENDICE 3 REGIMENTO PCC 2018

 

 

 

 2017 /1

Título:
Nadadeira para uso específico de atividades de salvamento aquático efetuada pelo guarda-vidas
Autor:
Richard, Gabriel Cardoso
Resumo:
O trabalho trata de um estudo sobre a nadadeira utilizada por um guarda-vidas durante o serviço. O estudo teve como objetivo projetar uma nadadeira para elevar o desempenho das atividades de salvamento aquático realizadas pelos guarda-vidas. No projeto foram identificadas as principais necessidades dos usuários em relação ao produto e a atividade realizada para que a nadadeira seja focada no público-alvo. No trabalho são mostradas análises do produto para entendimento de suas principais estruturas e funções como também são apresentados os problemas relatados pelos usuários e as necessidades desejadas para ser possível a geração dos requisitos de projeto. Como resultado, o projeto de conclusão de curso mostra o modelo de uma nadadeira para guarda-vidas com um design diferenciado e adequação a ser empregada pelo usuário.
URL
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177162
Título:
Desenvolvimento de um banco dobrável sustentável com mecanismo de sustentação por faixas flexíveis.
Autor:
Coelho, Daniel Napoleão
Resumo:
Neste projeto de conclusão de curso, foi desenvolvido um banco dobrável sustentável, sustentado por faixas flexíveis tracionadas. A necessidade surgiu de um projeto anterior, quando percebeu-se uma lacuna no mercado. Objetivando uma solução para o referido problema, foi empregado o método Munari, onde foram utilizados materiais reutilizados, reciclados e recicláveis. A versatilidade foi outro quesito importante para o projeto, de maneira que o banco pode ser utilizado em diferentes ambientes, desde em uma sala de estar até na praia ou em parques.
URL
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177157
 Título:
 Horta doméstica modular para cultivo aeropônico
Autora:
 Lohn, Djulyan Greicy
Resumo:
O projeto aborda o desenvolvimento de uma horta doméstica de cultivo hidropônico, utilizando a técnica de aeroponia por nebulização em conjunto com a modularidade. Utiliza como base o design sustentável. É direcionado ao cultivo em espaços reduzidos em ambientes urbanos, como pequenas casas e apartamentos, de maneira a possibilitar de forma simples e intuitiva o usuário a usufruir das vantagens do sistema, ter alimentos frescos, saudáveis e de procedência conhecida. Pretende também ampliar o setor aeropônico no mercado nacional, pois este ainda é emergente e bastante escasso, havendo espaço para novos produtos. Para alcançar isso, a pesquisa reúne e analisa dados sobre a hidroponia, possíveis consumidores e concorrentes presentes no mercado atual. E como resultado mostra uma horta modular aeropônica para espaços reduzidos.
URL
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177156
 Título:
Coletor de Resíduo Binário para o campus da Universidade Federal de Santa Catarina
 Autora:
 Préve, Marina Koerich
 Resumo:
O Projeto aborda a problemática dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente não há coleta seletiva na universidade e todos os resíduos são descartados em um mesmo tipo de lixeira, não havendo separação ou destinação adequada do lixo. Neste trabalho são desenvolvidos coletores binários para o campus que tem como finalidade separar e armazenar adequadamente os descartes. O projeto foi realizado utilizando a metodologia do Design Thinking, por meio de pesquisas teóricas e pesquisas de campo com ênfase no público alvo. O resultado é uma proposta de dois coletores externos, uma para os resíduos recicláveis secos e outra para descarte de rejeitos e orgânicos, que visa principalmente auxiliar e otimizar o posto de trabalho dos agentes de limpeza que coletam os resíduos diariamente.
URL
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177155
Título:
 Mesa smart para home office
 Autor:
 Vargas, Fernando Duarte
Resumo:
Com o aumento na adesão ao trabalho home office aliado a tendência da automação residencial onde a conectividade faz parte do cotidiano, o presente projeto de conclusão de curso propõe um novo mobiliário para a prática desta modalidade de trabalho. Este PCC trata do desenvolvimento de uma mesa smart com foco na interação entre o profissional e ambiente home office por meio da tecnologia. Busca também mais praticidade, conforto, estimulo a produtividade e uma nova experiência de trabalho. Deste modo, o PCC reúne informações sobre tendências, público-alvo, análise de concorrentes e fatores ergonômicos. O trabalho apresenta ainda como resultado uma mesa smart para home office com o conceito tecnológico, prático e contemporâneo.
URL
 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177140
Título:
Projeto de adaptação de cadeira de rodas para usuária com paralisia cerebral nível 5 no GMFCS
Autor:
Martins, Davi Goulart
Resumo:
O trabalho apresenta o projeto para adaptação de cadeira de rodas para usuários com paralisia cerebral Nível 5 no GMFCS. A fundamentação teórica trata de temas relacionados a compreensão da paralisia cerebral e tecnologia assistiva. O processo de projeto usa o método de Rozenfeld et al. E o processo iterativo de análise – teste e redesign. O resultado mostra o desenvolvimento de um método construtivo de baixo custo por meio da fabricação digital e os modelos dos elementos da cadeira de rodas.
 URL
Título:
 Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda
Autora:
 Cunha, Julia Marina
Resumo:
O projeto de aparelhos auditivos está inserido em uma cultura de design para a deficiência que ainda prioriza a discrição. A discrição no desenvolvimento de tecnologias assistivas é alcançada pelo encobrimento do produto, por meio de uma constante miniaturização tecnológica. A evolução do aparelho auditivo é uma sucessão de dispositivos projetados para serem invisíveis, produzidos em cores de pele, escondidos nas roupas, nos bolsos, atrás da orelha ou dentro da orelha. Gerando assim, um princípio de exclusão social e colocando a deficiência como sujeito necessitado de camuflagem. Assim, um produto que leve em consideração as características estéticos-formais, pode melhorar a autoestima e qualidade de vida dos usuários. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aparelho auditivo com direcionamento estético formal como acessório de moda. Utilizando a metodologia GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e buscando o desenvolvimento de um produto que se distancie do estigma de tecnologia assistiva, consideram-se os aspectos físicos e emocionais da relação entre produto e usuário. Por meio de um processo projetual empático, obtendo-se como resultado um aparelho auditivo personalizável direcionado esteticamente como acessório e mantendo-se as funcionalidades de um aparelho auditivo retroauricular. Destaca-se principalmente a aplicação do design para inclusão, saúde e bem-estar dos seres humanos.
URL
 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177087
Título:
Diretrizes para design de interiores voltado a idosos com Doença de Alzheimer: projeto de banheiro residencial
Autora:
 Colle, Juliana Joenck
Resumo:
O projeto propõe diretrizes para um banheiro residencial voltado a idosos com Doença de Alzheimer (DA). Seguiu-se a metodologia Design Thinking, onde foram realizadas pesquisas na área da saúde, entrevistas e observações com o público-alvo, a fim de gerar requisitos de projeto que atendam às reais necessidades. O trabalho foi desenvolvido de acordo com o sujeito da pesquisa, dando maior atenção para aspectos ergonômicos e de acessibilidade e seguindo a norma da ABNT 9050/2015. O resultado deste trabalho apresenta uma proposta de banheiro para idosos com DA, que foi modelada em software 3D, gerando perspectivas renderizadas e também por uma maquete física. A proposta apresenta indicações dimensionais e de materiais necessários à segurança e conforto do idoso.
URL
 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177146
Título:
 Ambiente Domiciliar Ideal para Idosos que moram sozinhos
Autora:
MENDES, Carolina Souza
Resumo:
Projeto de ambientação de interiores para idosos que moram sozinhos. Visando integrar aspectos simbólicos e físicos no domicílio. Foi desenvolvido sala de jantar e estar
URL
 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177142